terça-feira, 13 de maio de 2008

Maternidade

Normal seria eu dedicar esta postagem apenas com as boas coisas da maternidade e falar o quanto amo minha filha e o quanto ela me completa.

Seria normal se eu também não fosse filha de uma mãe órfã.

Deixem-me explicar a expressão.

Uma das minhas irmãs faleceu com 28 anos de idade (há 10 anos) numa véspera de dia das mães. Desse dia em diante, minha mãe passou a ser uma mãe órfã de filha.

É normal também olharmos para nossas mães e vermos as mulheres fortes e poderosas, sábias conselheiras e amigas que aprendemos a admirar.

Pois neste dia das mães, tive que novamente aprender a ser mãe. Uma mãe postiça, adotiva, pra minha mãe enquanto ela chorava e extravasava o que tinha acumulado.

Todos sentimos falta da minha mana amada. Mas, nenhum dos 7 filhos que restaram pode substituí-la.

E fiquei pensando, enquanto tinha os cabelos grisalhos de minha mãe entre os dedos, em todas as Anas Carolinas que perderam alguma Isabella pelo caminho, nos pais e mães chineses escavando, com as mãos vazias, os escombros da escola em que estavam os seus pequeninos.

A gente sabe que mãe tinha que ter todo dia o seu dia. Mas, sinceramente, por esses dias, tenho mesmo refletido e pensado que nem pai nem mãe deveria existir mais que sua progênie.

Um pensamento egoísta de uma mãe, pode ser... não sei se suportaria ficar sem minha piquininha. Sei apenas que a minha amada mãe já não é a mesma depois que deixamos de ser 8 filhos a cada dia das mães. Sinto, talvez que ela também tenha morrido um pouco naquela véspera de dia das mães.

E o que dizer? Nada.

Não seria ninguém que valesse a pena sem a minha.

De tudo que vale a pena ser escrito, dito e repetido... só me concentro em uma.

JAMAIS SEREI CAPAZ DE AGRADECER TUDO QUE RECEBI DE MINHA LINDA MÃE... NEM QUE EU TENTE.

AMO-TE, MINHA MÃE!!!

ETERNAMENTE.

Já tava esquecendo...
Hoje é niver da madrinha da minha piquininha.

Felicidades Tibe!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

5 comentários:

Rosa Canela disse...

Olá Amada !!!
Me emocionei muito com seu texto hj!

É Amor de mãe não tem mesmo igual ...por mais problemas que a nossa heroína passe!

Amo - te

Bjs

Rosa

Dew disse...

Talvez sua emoção, minha linda e amada-amiga seja porque este texto seja a expressão exata da minha alma... sem cálculos de rimas ou métricas.
Sou só eu. Chamem-me de Dew, Deh, Dézinha, Debbie, minha flor, meu anjo, coração, amiga, filha, mamãe... a forma é circunstancial.
Serei sempra EU
Muack

Menina disse...

Acho que quem te conhece um pouco, sabe o quanto tudo isso te emociona.
O texto não poderia sair diferente.
Adoro você por tudo o que você é, e adoro a pequena também, que sempre me faz muito bem com a sua fala enroladinha quando quer falar rapido, pra contar as artes que está fazendo. rs.
Beijos.

Dew disse...

Pouco naum, Menina... vc me conhece bem.
E, como sempre aprendo coisas novas com vc tb só tenho motivos pra dizer q Adoro Você.
Quanto à piquinhinha... pode ter certeza q ela sempre abre um sorrisão quando fala contigo.

Anônimo disse...

MANA...

EU SEMPRE SOUBE Q O DIA DAS MAES NAO SERIA O MESMO PRA NOSSA MAE DEPOIS DAQUELE FDS FUNEBRE EM 1998... MAS NAO SABIA Q ELE NAO SERIA O MESMO PRA MIM TB...NUNCA SERA...SEMPRE FALTARA UMA IRMA PRA ME LIGAR...ESSE DIA NUNCA SERA O MESMO PRA ELA E PRA NOS Q SOMOS MAES TB...P Q APESAR DA NOSSA RITINHA SER APENAS NOSSA IRMA, NOS AGORA SOMOS MAES E NAO SERIAMOS MAES VERDADEIRAS SE NAO TIVESSEMOS EMPATIA COM O Q NOSSA AMADA SENTE. DOI NELA EM DEMASIA E DOI EM NOS PELA PERDA E POR VE-LA SOFRER...
MAS O Q ME CONSOLA EH Q HJ ENTENDO MINHA AMADA MELHOR...SINTA-SE PRIVILEGIADA POR PODER TER SIDO O COLO Q A ACOLHEU...E POR TER A MAO Q AFAGARAM OS CABELO DELA...
EU GOSTARIA DE TER TIDO ESSE PRIVILEGIO...P Q ELA MERECE TUDO DE NOS.