sexta-feira, 3 de outubro de 2008

O Silêncio.

Ontem em uma conversa de bar, me fizeram pensar no meu silêncio.

Estranho? Talvez, mas vou explicar.

Estávamos sentados em uma mesa de bar, quando um amigo me diz:

- Menina, porque você está quieta assim? O que você está tramando?

- Não estou tramando nada, rs. – respondi.

- Você quieta assim, boa coisa não saí. – ele.

- Não é nada menino. – e me calei outra vez.

Não tive como não pensar no comentário dele. Não estava tramando nada, estava apenas pensando em algumas coisas que tinha ouvido ali. De fato, quando fico quieta demais, estou pensando muitas coisas, mas não necessariamente, tramando algo.

Meu silêncio é algo que incomoda muita gente, mas ele às vezes é inevitável.

Penso muita coisa que não devo ou não procede nele, e às vezes tramo uma coisinha ou outra, mas não é sempre assim, tem horas que me calo, apenas por não saber o que falar. Simples assim.

Não fico calada de propósito, ou pra irritar alguém, mas por vezes prefiro ouvir as outras histórias, os outros comentários, ou apenas me perder dentro do meu próprio mundinho.

Confesso que nem sempre gosto do que penso, perdida dentro de mim, e confesso que simples e “inocentes” comentários, me fazem pensar e muito.

Estou tentando “trabalhar” o meu silêncio, estou tentando não me perder nesse mundinho em público, mas assim de qualquer coisa, estou pensando muito, no quanto preciso de algumas mudanças na minha vida.

Quem me conhece há mais tempo, sabe o quanto as mudanças me assustam, mas por vezes, elas são necessárias, e as minhas tem que começar logo.

Então, se por acaso, algum de vocês me encontrar calada, não se assuste, não se preocupe e não se irrite. Sou apenas eu, perdida no meu mundinho, tentando me achar.

4 comentários:

Anônimo disse...

Minha menina, o silêncio é a melhor forma de comunicação entre corpo e alma.
Cada um de nós tem um universo, e este universo consegue ser, ao mesmo tempo, gigantesco demais para nos envolver e pequeno o suficiente para caber no coração.
"Na alma do homem está a alma do mundo, o silêncio da sabedoria." (Paulo Coelho)
Portanto, já que você tem medo de mudanças, talvez o silêncio seja a melhor forma para entender o que deve ser mudado e aceitar isso com sabedoria.
E aqueles que não souberem respeitar este silêncio, não merecem ouvir a tua voz!

Beijos para a duas. (Dew e Menina)

Dew disse...

Tem um velho ditado que diz que o silêncio é de ouro.

Apesar de todo mundo que me conhece saber que o silêncio me incomoda profundamente (em casa, no trabalho, anywere), todo mundo tem seus momentos de ensimesmamento (palavra bonita neh?).

Falando por mim, quando fico muito calada não é porque haja algo errado, pelo contrário, é para tentar fazer o certo, conseguir colocar as idéias em ordem, pensar, ou pelo menos tentar. Mesmo não conseguindo ficar silente por muito tempo.


Mas, devo confessar, aceitar o silêncio alheio é uma coisinha que tenho que aprimorar. Exatamente porque o silêncio me incomoda, às vezes penso que tod@s tem que ser como eu... falta amadurecer isso.

Entretanto, acho que já aprendi um pouquinho como funciona essa cabeça de menina-moça-mulher e sei que os teus silêncios nunca são à toa.

Quanto a quem ainda não teve esse privilégio, nêga... nem se concentra muito... E, aliás... VC vale muito a pena.

=********

Anônimo disse...

Amores,

Antes de qualquer coisa, quero agradecer os dois comentários, e dizer que palavras assim, vindas de vocês, fazem muito bem.

Principezinho:

Sei que o meu silêncio, por vezes também te incomoda, mas percebo que você tem lidado muito bem com ele, e vez ou outra já consegue decifrá-lo, ou apenas entende que preciso daquele momento.
Mas gostei muito dos conselhos, do comentário, e dos pessoalmente.

Dew:

O "bendito" silêncio já incomodou muito em outros tempos, não?
Mas sei que você também já está se acostumando com ele, e aprendendo lidar (ou pelo menos disfarçar muito bem).
Realmente, meus silêncios nunca são à toa, e você bem sabe, mas meus pensamentos nem sempre condizem com a verdade, ou com o que eu tinha que estar pensando naquele momento, às vezes, eles simplesmente se perdem.

Num geral, o que quis dizer (e sei que as duas entenderam bem), é que ando precisando botar a cabecinha e o resto no lugar. Achar o rumo certo e seguir enfrente. Uma mão amiga nessas horas, é sempre bom, e sei que pelo menos no caso das duas, eu tenho quatro, rs.

Beijos pra vocês duas, estou muito feliz com a amizade que estão criando, são duas figurinhas ímpares na minha vida.

Anônimo disse...

Meu Deussssssssssssssssssssssssss

*em frente (por favor)