quinta-feira, 13 de novembro de 2008

To be or not to be.... that´s the question


De uns dias para cá venho mudando minha forma de pensar certas coisas. Uma delas diz respeito à minha condição diante das coisas. Como assim? Alguém pode perguntar... Tentarei exlicar.

Geralmente, quando preciso me definir, acabo usando a expressão "Sou assim ou assado". Entretanto, aí existe um problema. O verbo ser é muito definitivo e trás à reboque um monte de certezas não tão certas assim. Afinal, quem pode garantir 100% condições que, quase sempre são passageiras?

Hoje em dia até uma expressão como "Sou mulher" apresenta alto grau de possibilidade de alteração, uma vez que isso poder ser mudado devido aos avanços da Ciência. Ou, quem sabe, uma afirmação auto-valorativa como "Sou feia". Diga-a apenas quem desconhece a existência de operações plásticas dos mais variados tipos e para os varios bolsos disponíveis.

Ou seja, por mais radical que seja a afirmação, ninguém pode dizer que É mais nada. O máximo que podemos usar, e o que passei a adotar, são expressões como "Estou isso ou aquilo", "Estou desse ou daquele jeito", que me parecem mais verdadeiras que o absolutismo do "Ser". Estar é um verbo mais real uma vez que aponta e adverte a possibilidade de mudança.

E, afinal de contas, hoje em dia... umas vezes mais outras menos, com maior ou menor velocidade, tudo acaba mudando, para o melhor ou para o pior. Aliás, se nem o sol nasce com as mesmas cores a cada manhã, porque querer para si a imutabilidade?

Passei a preferir a possibilidade de mudar, mesmo me sujeitando muito mais ao risco, que me agarrar à fragilidade de ter raízes num mundo feito de areia movediça.

Mesmo porque, talvez a melhor opção seja tentar permanecer.


E você?

Beijos orvalhados


3 comentários:

Lady Godiva disse...

Maravilhoso ponto de vista. Uma análise contemporânea da vida. Gostei da nova definição do "Estar" ao contrário da do "Ser". Hoje de fato não somos rótulos e a capacidade de mutabilidade é infinita. Ninguém nunca permanecerá o mesmo.

Rosa Canela disse...

Oi Amada ...vc e seus muitos jeitos de ver a vida ...adoro suas formas de ser e estar ...
Hoje tb não quero criar mais raízes em lugar nenhum ...quero apenas estar feliz e estar ao lado de quem amo e me ama ...

Beijos ternos

Rosa

ELAINE disse...



Ainda tenho segurança no que sou. E se essa segurança acabar, nao terei vergonha de passar a estar e começar uma busca por permanecer.

N