quarta-feira, 2 de julho de 2008

Teoria



Há um tempo atrás, neste mesmo blog, foi ao espaço virtual uma postagem chamada "Teorias de uma quase náufraga". Teoricamente, apenas mais um pouco de mim por aqui. Mas, esta semana, estava eu novamente teorizando; desta vez, sobre as coisas que aconteceram a uma amiga muito querida e a quem me dei a liberdade de expressar o que pensava sobre sua situação atual. Terminada nossa conversa, algumas horas depois, retorna até mim com o inusitado pedido de que eu escrevesse para ela minha teoria sobre o que se passava consigo.


Isso me fez pensar e teorizar novamente. Não sobre os outros, mas a meu respeito e sobre o papel que, mesmo sem perceber, desempenho por aqui, nesse mundinho de gentes de todos os tipos, cores, credos, tamanhos e modos de sentir felicidade. Por falar na tal "felicidade", sinto-me sempre feliz quando acho que consegui ajudar alguma das pessoinhas que me são caras. Entretanto, e agora entra a teorização, mesmo as melhores tentativas de ajudar a quem amo podem acabar por se tornarem exatamente o oposto da boa intenção. Ou seja, tudo que faço e/ou tudo que intenciono geralmente é uma faca de dois gumes (pelo menos).


Dois gumes porque, teoricamente, em minha cabeça tudo se alinha e segue a uma lógica (e, como não há quem conteste os pensamentos em seu estado não verbal...) perfeitamente plausível. O problema, se é que posso chamá-lo assim, está na verbalização daquilo que até então era propriedade apenas minha. Compartilhar o que se processa no interior da mente passa pelo complicado processo de transformar sinapses em palavras conservando, o mais fielmente possível, o sentido original das coisas.


Se eu atendi ao pedido da minha amada amiga? Sim! E o fiz tentando manter a maior coerência possível, mas depois me dei conta de que aquilo sobre o que eu teorizava não era sobre mim. Era a respeito de uma pessoa muito importante para mim e eu corria o risco, exatamente por ter verbalizado, de estar veiculando as piores bobagens da face da Terra!


Fui impelida pela preocupação e pelo amor que sinto por essa amiga a pensar, teorizar e depois verbalizar minhas divagações. E, agora, depois de escrever, sem elucubrações, só consigo concluir que, praticamente, apenas o que não é teórico em minha existência é o amor.


Não o amor físico por alguém, mas esse sentimento de bem querer alguém ou alguma coisa a ponto de sentir preocupação e desejo de cuidar, de querer proteger e ajudar, mesmo que algumas vezes, nesse desejo de só fazer o bem, acabemos por alcançar o efeito contrário.


Mas, se você me perguntar qual o efeito da teoria que cheguei a escrever para minha amiga, não sei dizer. O resultado dela, como o de tantas outras ações da vida, só o amanhã conhece e guarda. O que tenho como certeza, além de que amo, é que passar a vida apenas na teoria não é algo que vale a pena. Medo de sofrer, do desconhecido, de ter a reação errada às coisas todo mundo tem. Mas deixar-se dominar por essas sensações e render-se a elas é, talvez, o que leva muitas pessoas a só teorizar viver e fazer, de fato, poucas coisas.


Antes de postar uma música da qual gosto muito, um recado de mim para mim e para quem mais concordar: a teoria é boa para evitar problemas, mas a prática, do que quer que seja, nos leva a aprendizagens inimagináveis. Assim sendo, me apossando do slogan da marca famosa, JUST DO IT!


========================================


Teoria (Biquini Cavadão)


Eu sei que a vida inteira

Vou procurar desculpas pra mim mesmo

Pra tudo que eu faço, e o que fizer,


Das culpas me desfaço


Razões, as mais sinceras,

Vou formular, como se fosse teoria

E terei uma certeza que eu criei

E a mim mesmo explicaria



Mas tudo que eu faço hoje

Não é diferente do que antes eu fazia

Eu convencia o mundo inteiro

Só a mim mesmo, não convencia

Se tudo fosse teoria....



Eu quero explicar a todos o que sinto

Mas pareço acreditar que o tempo todo estou mentindo

Se Deus me explicasse, ao menos me conformaria

Mas como acreditar se Deus também é teoria.



Tudo que eu faço hoje

Não é diferente do que antes eu fazia

Eu convencia o mundo inteiro

Só a mim mesmo, não convencia

Se tudo fosse teoria...

Um comentário:

Rosa Canela disse...

Passando pra dizer que suas teoarias são sempre lindas e este amor que tens pelas pessoas que estão na sua vida é cada dia mais lindo... sinto sua falta ..aliás to desempregada então não vai me achar fácil no msn mais ..
Mais estou bem ...

beijos
Amo vc amada
Rosa