quarta-feira, 1 de junho de 2011

Adeus Atlas!!!

Olá,

Faz um bom tempo em que não publico meus pensamentos aqui no entrelinhas. Muitos sabem que o grande motivo para esse afastamento foi a aventura de querer me tornar mestre. Confesso que essa empreitada foi menos pelo título que pela possibilidade de voltar a fazer uma das coisas que mais me proporcionam prazer nessa vida: lecionar na universidade.

Escolhi, para isso, me pós-graduar. Primeiro a especialização. Essa foi um fardo até leve, que me deu a falsa impressão de que o processo da pós pudesse ser todo assim. Tudo bem que posso ter me superestimado, reconheço e faço, aqui, um mea culpa.

Mas, sorte e destino, a parte, saltei nos braços do mestrado pensando que ele me levaria a algum lugar, sem ponderar que ele só me segurou no período entre a matrícula e o início das primeiras aulas, pois, depois disso, era eu quem deveria levar o mestrado adiante.

Sem querer parecer a pobrezinha, oprimida pelo peso das coisas, afinal estar nessa condição fora escolha minha, algumas vezes me senti próxima ao titã Atlas.

Só para refrescar a memória de alguns, a mitologia grega dá conta de exemplificar essa sensação com a punição do líder de uma revolta contra Zeus. Sua tarefa seria sustentar a curvatura do céu pela eternidade.

Houve apenas uma vez, no entanto, em que Atlas conseguiu dividir o fardo do mundo com outra pessoa. Hercules, para realizar um de seus doze trabalhos, teve que trocar de lugar com o Titã.

Mitologia a parte, houve mesmo momentos em que muita coisa não deu certo, me fazendo crer que era um peso maior do que eu seria capaz de suportar. Ainda bem que sempre há alguém capaz de ajudar a dividir o fardo. Aproveito para agradecer aos amigos e amigas, à família, ao amor.

Pra mim vocês são todos mais forte que o Hércules. E o meu amor por cada um não cabe neste post.

Aliás.... durante muito tempo, me acostumei a responder “Sim, mestre”, de segunda pra cá estou tendo que aprender uma nova resposta... “Mestre?! SIMMMM”.

Beijos orvalhados a todos.

Um comentário:

Os contemporâneos disse...

Acho que esse post foi mais um desabafo, melhor, diria que foi uma espécie de catarse, estou certo, ou nao? bjs